Em francês, croissant significa crescente, uma referência ao seu formato, que lembra uma lua em quarto crescente. Os especialistas dizem que um bom croissant deve ter uma crosta crocante, com as pontas descoladas do meio, e uma bela cor dourada. Já o miolo deve ser mais claro e aerado.

Uma curiosidade sobre essa iguaria é que, apesar do nome francês, sua origem está relacionada com a invasão turca na Europa, na região da atual Áustria e Hungria..

Com o passar do tempo, o croissant conquistou o paladar de vários povos no mundo todo e, a exemplo de outras famosas receitas, ganhou também coberturas e recheios diferentes.

Uma das versões que fazem muito sucesso aqui na Padaria Hannover é o croissant recheado com marzipan, massa doce à base de amêndoas, clara de ovo e açúcar, que é bastante utilizada na alta confeitaria.

A origem do marzipan é controversa. Alguns dizem que ele vem de Veneza, na Itália; outros de Lübeck, na Alemanha, mas a versão mais difundida é a de que o marzipan seria de origem bizantina e teria chegado à Europa por volta do século VIII.

Seja como for, a verdade é que ele fica perfeito como recheio de croissant. Venha você também experimentar essa e outras delícias!