Quem aí consegue resistir a um delicioso pão de mel? Ainda mais se for como os que você encontra aqui na Padaria Hannover, feitos artesanalmente, com capricho e muito carinho!

Uma curiosidade sobre o pão de mel é que existem 2 versões sobre sua origem. Uma delas é que ele teria sido criado por volta do seculo IX na Rússia. Lá teria recebido o nome "pryanik" e era basicamente uma mistura de farinha, mel e suco de frutas. Só séculos mais tarde é que seriam adicionados ingredientes vindos da Índia e do Oriente Médio, como canela, gengibre, nozes e frutas secas.

Os "pryaniks" eram feitos em formato de animais para enfeitar as árvores de Natal e também como lembranças em casamentos, festas e comemorações especiais. Alguns eram assados no formato de anjo e usados para presentear pessoas doentes, com o objetivo de cura.

A outra versão não precisa o local de origem do pão de mel, dizendo apenas que seria uma invenção europeia, feita à base de mel e ingredientes como farinha de trigo, chocolate, manteiga, especiarias e ovos. Nessa versão, depois de prontos, eles seriam, então, banhados em chocolate.

Seja como for, a receita do pão de mel acabou se espalhando pelo mundo, conquistando o paladar de muita gente e sendo uma excelente opção de presente. Agora em maio, com o dia das mães chegando, que tal fazer um mimo para sua mãe, avó ou bisa? Elas certamente vão amar!